sexta-feira, fevereiro 16, 2007

SANGRAR E AFINAR TRAVÃO MAGURA

Vou mostrar como se sangra e se afina o travão Magura Clara.
É normal que depois de algum tempo de uso o funcionamento do travão tornar-se um pouco esponjoso e perder um pouco de eficiência. Isso deve-se à presença de ar no sistema, bem como o desgaste natural das pastilhas. Com um pouco de paciência e ferramentas adequadas pode fazer-se facilmente a sua manutenção. O procedimento é simples.
Material necessário :
Chaves Allen 5, 3 e 2,5mm
Chave Torx T-7*
Chave de fenda média
Alicate
Seringa hipodérmica de 20 ou 30cc

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM
A seringa hipodérmica de 20 ou 30cc pode ser adquirida em farmácias, a mangueira é encontrada nas casas de artigos de borracha. Monte a mangueira no bico da seringa e ligue-a ao adaptador.
Mangueira plástica 6x4mm
Bico adaptador
O bico adaptador para o sangrador pode ser feito facilmente por qualquer torneiro mecânico
Para sangrar o sistema de travão do Magura Clara
1- Retira a roda em que se vai fazer a manutenção. Isso vai facilitar a operação e evitar que a roda se suje com óleo. Atenção: não carreguem no travão com a roda fora da bike.
2- Desaperta o parafuso da manete com a Allen 5. Alinha o reservatório do óleo bem na horizontal, e aperte novamente o parafuso. Isso vai garantir que o óleo não vai escorrer depois de aberta a tampa.
3- Com a Allen 3 solte totalmente o plug do sangrador. É por aqui que vais injectar o óleo posteriormente.
4- Enrosca a seringa com as mãos (devidamente cheia do óleo Magura) na rosca do sangrador. A seringa deve ficar roscada no sangrador até o término da manutenção! Obs.: A seringa com o óleo deve estar completamente sem ar. Para retirar o ar, pressiona a seringa deixando cair um pouco de fluido no copo.
5- Solta os parafusos da tampa do reservatório com a chave Torx T-7. Antes de remover a tampa e a guarnição de borracha, tem à mão um pano.
6- Agora o mais delicado: Com uma das mãos pressiona a seringa com cuidado, convém por um recipiente por baixo do reservatório. Observa as bolhas saindo, elas são a indicação de ar no sistema. O novo óleo ao ser injectado vai eliminando o ar.
7- Assim que cessar a presença de bolhas, para de pressionar a seringa e recoloca a guarnição de borracha e a tampa do reservatório. Coloca os parafusos na tampa e fecha parcialmente. Obs.: A tampa deve ser colocada com a pequena ranhura logo abaixo da palavra "Warning" voltada para o lado do selim.
8- Pressiona de novo a seringa para injectar mais óleo no sistema e eliminar totalmente o ar.
9- Aperta os parafusos da tampa. Excesso de aperto pode estragar a rosca, cuidado!
10- Para fechar o sangrador e não ficar com ar novamente, o truque é elevar o conjunto da pinça (com a seringa ainda ligada) acima do nível do reservatório. Para isso retira a pinça da balança com a Allen 5 e solta a mangueira dos suportes do quadro com as mãos.
11- Segurando a pinça acima do nível do reservatório, retira a seringa e imediatamente põe novamente o parafuso do sangrador e aperta-o sem exagero.
12- Aparafusa a pinça na balança. Ajusta a inclinação da manete e aperta-os com a Allen 5.
13- Volta a por a roda. Se as pastilhas estiverem fechadas abre-as com cuidado usando a chave de fenda.
14- Pressiona a manete várias vezes e verifica se há vazamento na tampa. É normal sair algumas gotas pela ranhura da tampa, se isto acontecer, seca o local com um pano e pressiona a manete várias vezes novamente. O vazamento deve cessar, pois são gotas que ficaram sobre a guarnição durante a montagem.
Afinação :
Em alguns casos, ao montar a roda, as pastilhas podem ficar a tocar no disco. Isso é normal e acontece devido ao desgaste natural das pastilhas. A afinação da distância entre o disco e as pastilhas é simples e é feita por meio das anilhas espaçadoras que estão no parafuso que prende a pinça à balança. Quando se adquire a bike, um kit com oito anilhas espaçadoras de 0,2mm é fornecido. A ideia é usar as anilhas para ganhar espaço entre o disco e a pastilha quando for necessário.
Gira a roda para verificar visualmente através da abertura no alto da pinça se o disco está a tocar nas pastilhas. Verifica qual é a pastilha que está a tocar no disco. Se for a do lado de dentro, retira a anilha que está entre a pinça e a balança e coloque-a para fora (junto com a cabeça do parafuso).
Se vir que a pastilha do lado de fora está a tocar no disco, coloca a anilha entre a pinça e a balança.
Vale dizer que quando o travão e o disco são novos existe mesmo um pequeno atrito entre a pastilha e o disco. Assim que o travão for utilizado as pastilhas e o disco assentarão perfeitamente.
Para substituir as pastilhas dos modelos Clara :
A durabilidade da pastilha vai depender muito do tipo de uso. Substitui as pastilhas tão logo estejam com sua espessura reduzida.
Querer prolongar a vida das pastilhas vai acarretar desgaste e danos irreversíveis no disco de freio.
1- Retira a roda.
2- Abre a gulpilha para liberar as pastilhas, usando uma chave de fenda e um alicate.
3- Pela abertura no alto da pinça, introduz uma chave de fenda e force as pastilhas a saírem por baixo.
4- Coloca as novas pastilhas no suporte magnético.
5- Passa a gulpilha pelas pastilhas e fecha a trava.

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