segunda-feira, abril 16, 2007

Limpeza e Lubrificação

Uma boa limpeza é fundamental a uma boa manutenção, a qual pode ser dividida em diversas etapas:
Limpeza
A limpeza deverá ser realizada com um pano de algodão, ou com uma esponja ensopada em água e eventualmente com um pouco de sabão.
Caso a bike esteja muito suja, podemos rega-la com uma mangueira, dirigindo bem o jacto.
O eixo pedaleiro e os cubos das rodas deverão ser protegidos. A entrada de água dentro dos rolamentos é muito prejudicial, e poderá traduzir-se em desgaste prematuro das esferas e eixos.
Para verificação do estado dos rolamentos, deverá rodar suavemente as rodas notando ruídos ou ressaltos na sua rotação.
O eixo pedaleiro pode ser testado em andamento notando-se prisões ou ruídos sempre com a mesma cadência. Estes ruídos aumentam a sua intensidade em situações de esforço (subidas)
Uma vez limpa, deverá proceder-se à secagem com um pano de algodão sem deixar gotas. Caso possua um compressor de ar, tanto melhor.
Degreasing
Antes de se proceder à limpeza de algumas peças mecânicas da BTT, poderá ser conveniente desengordurá-las, como é o caso da corrente.
O desengorduramento da corrente poderá ser feita com degreaser ou com um pouco de gasolina. Podendo ser realizado com uma escova, um pano, ou existe até quem prefira desmontá-la através do power-link que possui, passá-la por uma solução desengordurante, lavá-la com água e depois secá-la.
Estou a falar da apenas da corrente, pois existem elementos que possuem a sua lubrificação própria. A utilização ou a contaminação com um desengordurante é prejudicial.
Lubrificação
Convirá antes de mais saber que não se utiliza todo o tipo de lubrificantes para todos os componentes.
Para peças onde exista pressão, mas um reduzido ou inexistente movimento entre as peças deverá ser utilizada massa lubrificante (espigão do selim, por exemplo). Para peças com maior grau de movimentos, como é o caso da corrente, deverá ser utilizado óleo de vaselina ou óleo especial para correntes, cuja viscosidade é mediana, mas possui uma grande capacidade de adesão aos elos metálicos.
Ou seja, não se pode utilizar um lubrificante 3 em 1. O lubrificante que é bom para uma peça poderá já não ser para outra, podendo inclusivamente secar.
Não recomendo igualmente o uso de sprays tipo WD-40 para a corrente, na medida em que o pó agarra-se à corrente e aí se aloja, promovendo uma abrasão do material e reduzindo consecutivamente a sua vida útil. O WD-40 é no entanto muito útil em eixos como o dos desviadores. O modo de aplicação do spray deve ser dirigido e não pulverizado como se de um ambientador se tratasse.

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