segunda-feira, abril 16, 2007

Como optimizar a posição sobre a bicicleta

Tanto a posição de condução, como a geometria da bicicleta podem mudar radicalmente o comportamento da mesma. Partindo de um mesmo quadro, pode-se obter diferentes características de condução. As alterações mais significativas podem ser obtidas de diversas maneiras :
1. A altura do selim é uma regulação fundamental. O selim deverá estar tão alto quanto possível, garantindo no entanto que a perna faça no máximo um ângulo de 120º, quando o pé se encontra no seu ponto inferior. O facto de a perna ficar completamente esticada resultará decerto em lesões no joelho/rótula. Por outro lado deverá possibilitar que se ponha a ponta do pé no chão quando a bicicleta esteja parada. Será vantajoso que quando se obtenha a altura ideal do selim se faça uma pequena marca no espigão, de forma a colocá-lo na mesma posição quando for necessário desmontá-lo.
2. O avanço ou recuo do selim é uma alteração que pode modificar, sem nenhum custo adicional a nossa posição de condução sobre a bicicleta. Um selim atrasado (puxado para trás) permite uma posição mais estirada e consequentemente mais indicada para descer, visto que o peso se encontra mais atrás.
Para subir convém uma postura mais avançada (selim chegado para a frente) permitindo que se faça mais força sobre pedais. Por outro lado o deslocamento do peso para a frente, permite que na subida se consiga melhor tracção traseira.
3. O ângulo e comprimento do avanço do guiador alteram significativamente o comportamento da bicicleta. Um avanço curto resulta mais cómodo porque o corpo vai mais erguido, destinando-se ao passeio, ou para pessoas com problemas de coluna, e quando combinado com um guiador sobrelevado destina-se essencialmente ao free-ride ou ao down-hill.
4. Os “bar-ends” devem estar bem regulados (isto para quem usa). A posição ideal é a horizontal, com alguma variações para baixo ou para cima. A instalação com ângulos positivos ou negativos depende de cada um, mas o ideal será que estejam alinhados com o plano do guiador/avanço.
As funções dos bar-ends são as seguintes: Estirar o corpo em troços de velocidade colocando as mãos nos extremos, ou melhorar a posição de subida em pé, colocando as mãos lateralmente.
Se os mesmos forem colocados com um ângulo muito positivo, durante as subidas poderão não desempenhar eficientemente os seus objectivos.
5. Os comprimentos dos cranks é um outro aspecto que não se tem muito em conta.
Para pessoas com uma altura de 1,70 m, para um uso normal, o ideal será uns crancks de 170 mm.
No entanto com o aumento das performances desportivas poderá instalar uns de 175 mm ou mesmo de 180 mm.
Convém salientar que quanto maior for o braço, maior será a alavanca e por isso maior a força incutida aos pedais, por outro lado, quanto mais pequenas forem, menor será a duração do ciclo do pedal.
6. A inclinação das manetes dos travões é um ajuste importante e que permite evitar lesões no antebraço e punhos. A instalação deverá ser efectuada colocando-se numa posição normal sobre a bicicleta, e estender os dedos das mão no mesmo alinhamento dos braços, tocando com a mão nos punhos do guiador. Obtém assim o ângulo de fixação das manetes.

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