sexta-feira, janeiro 19, 2007

Glossário de Mountain Bike

CROSS-COUNTRY
Cross-country ou XC, refere-se basicamente a pedalar através de variados tipos de terreno. Escolhe-se um percurso e pedala-se atravessando todos os obstáculos que surgirem. Não é necessário grandes equipamentos adicionais para praticar esta vertente.

DOWNHILL
O Downhill refere-se a um ciclismo todo-o-terreno específico que é efectuado em declives com vários obstáculos. Exige bastante técnica, pois o objectivo é descer uma encosta o mais rápido possível. Para praticar DownHill, necessita de ter uma bicicleta específica para esta vertente pois a velocidade que se atinge em terrenos muito irregulares, exigem bicicletas adaptadas a essas condições. Geralmente opta-se por bicicletas com suspensão total.

FREERIDE
Freeride é um estilo de condução todo-o-terreno. geralmente envolve enormes descidas, saltos e obstáculos feitos pelo homem. Tem algumas parecenças com o DownHill por se realizar também em descidas. Para se aceder aos topos das colinas, usam-se ou carrinhas, ou teleféricos de Ski. Mas também se podem subir a pedalar.
As bicicletas são constituídas de peças muito resistentes montadas para fortes embates.

FOUR-CROSS
O Four-Cross é a vertente que evoluiu a partir do Dual.
No Four-Cross, correm 4 racers ao mesmo tempo num circuito idêntico aos de BMX com vários saltos. No Four-Cross esse circuito é feito a descer. A corrida é feita por mangas em que os primeiros 2 racers passam à fase seguinte, enquanto que os últimos 2 são eliminados.O tipo de bicicleta usada nesta vertente varia, pois há quem prefira com suspensão total e quem prefira uma Semi-rígida.

Sem comentários: