domingo, julho 29, 2007

Domingo 29/07/2007

Aqui ficam algumas fotos do passeio de hoje por Valongo, tiradas pelo Root :











quinta-feira, julho 26, 2007

3000 VISITAS

Hoje, 26/07/2007, o blog teve a sua 3000 visita, desde a data em que adicionei o contador.

Desde 18/6/2006 até agora foram 1000 visitas.

Continuem a visita-lo e a divulgar.

Obrigado.

quarta-feira, julho 18, 2007

Segurança ao pedalar na cidade

Passem por este site http://bicyclesafe.com/ e vejam com atenção como se deve pedalar em segurança dentro das cidades.

terça-feira, julho 17, 2007

Afinar rodas

O facto de esta ser uma das tarefas mais demoradas torna-se também mais onerosa. A desempenagem de uma roda não é tarefa simples, e deve ser utilizada também uma ferramenta especial. Pelo facto de existirem diversas medidas de raios, caso não utilizemos a chave de raios correcta poderemos desgastar a cabeça dos raios à primeira tentativa de desempeno. Convém desconfiar das chaves com diversas medidas, pois o mais certo é não possuírem uma que se adapte perfeitamente ao raio, e na tentativa de aperto ou desaperto poderão deixar o raio com uma cabeça cilíndrica, o que será nefasto para as nossas rodas.
Se possuíres um aro velho podes praticar um pouco antes de o fazer na sua roda principal. Convém obviamente que os raios estejam em boas condições. Para o desempeno, o ideal será possuir um banco de desempanagem, composto por um suporte com diversas palhetas que identificam as zonas de empeno em diversas direcções incluindo a vertical. Caso não possuas este equipamento poderá utilizar a própria BTT para efectuar o desempeno.
Escutar alguns ruídos e uma inspecção visual permitirão verificar a existência de empenos na roda.
De notar que a não utilização do banco de desempeno, não permitirá verificar se existem variações verticais, ou seja, se a roda está ou não ovalizada. De uma forma geral não será necessário chegar a este grau de precisão. Aquando da aquisição de uma roda ou bicicleta nova, será conveniente dar uma volta a todos os raios, pois frequentemente as rodas saem da fábrica um pouco frouxas, o que se poderá traduzir num empeno do aro logo na primeira saída.

Como funciona a roda :
O observarmos uma roda de frente (no sentido do pneu) conseguimos ver a orientação obliqua dos raios de um dos lados da roda. A força existente no raio traccionado divide-se numa força radial (na direcção do centro) e numa força paralela ao eixo da roda. Verificamos que a força radial é significativamente superior à força paralela ao eixo.
Neste sentido quando apertamos um raio, a força de aperto será também ela dividida nas duas, na mesma proporção que possuíam inicialmente. Se aplicarmos isto a todos os raios parece-nos óbvio que as forças de todos os raios terão que estar em equilíbrio para que o aro esteja devidamente centrado. Se analisarmos todos os raios (também os do outro lado da roda) verificamos que as forças paralelas ao eixo deverão ser iguais, para que o aro fique centrado. Se tal não acontecer existirá um deslocamento do aro até se atingir esse equilíbrio.

O desempeno...
Se apertarmos um raio, a jante tenderá a deslocar-se para o lado correspondente. Não devemos esquecer-nos de desapertar o raio do outro lado da roda.
De notar que os raios possuem rosca esquerda, ou seja apertam da forma contrário aos parafusos (apertam no sentido anti-horário).
Poderemos agora iniciar os ajustes. O aperto dos raios deverá ser realizado em quartos de volta por zonas da roda, por forma distribuir o desempeno. Se não proceder desta forma, o mais certo será conseguir centrar a roda até à primeira saída. Logo que haja um ressalto ou obstáculo, pelo facto de a força estar aplicada em apenas um raio é provável que este se parta.
Existem ferramentas que permitem comprovar a tensão dos raios, caso não a possuas poderás apertar os raios com os dedos e sentir a tensão dos mesmos.
Para este tipo de manutenção é essencial paciência, desta forma ir regulando a par e passo as diversas secções da roda. Caso pretenda efectuar um desempeno vertical, será conveniente ao apertar de umlado os raios da roda desapertá-los do outro.

sexta-feira, julho 06, 2007

Eu não faço estrada

Video de Pedro Lopes